sábado, 25 de agosto de 2007

mc [ farsa.? ] dia feliz.

criado pelo mcdonald’s no canadá, em 1977, o mcdia feliz foi realizado pela primeira vez no brasil em 1988, em são paulo. em 1989 chegou ao rio de janeiro, e, a partir de 1990, passou a ser nacional, envolvendo todos os restaurantes da rede no país. atualmente, acontece em 14 países: argentina, austrália, áustria, brasil, canadá, estados unidos, finlândia, frança, inglaterra, irlanda, nova zelândia, noruega, suécia e suíça.
apesar de o evento mc dia feliz acontecer uma vez ao ano, o mcdonald's contribui o ano inteiro para a causa do combate ao câncer infanto-juvenil. só em 2006, a empresa já destinou mais de R$ 11 milhões, além do repasse das doações feitas pelos clientes da rede.

dentre os dias mais capitalistas do ano, hoje é um deles.
a única diferença é que, cada ano é em um dia diferente mas prevalece a idéia de que seja mais ou menos na mesma época.
todo mundo gasta demais no natal, dia das mães, dia dos pais, dia dos namorados e no mc dia feliz.
dizem que se compramos o fa-a-a-moso número 1 - big mac, batata e refrigerante - a doação vai p. instituções que auxiliam crianças com cancêr, só o que se esquecem de dizer é que, o consumo em quantidades um pouco maiores de produtos mc donalds ocasionam o cancêr que eles tentam tratar.
então, digamos que, se um dia eu precise, já vou estar automaticamente pagando pelo meu tratamento por todos os anos em que ajudei o mc donalds e seu dia feliz.
sem contar que, a renda que vai p. instituições é só uma porcentagem do lanche e a batata, o refrigerante são inteiramente lucros do mc donalds.
se eles ajudam instituições, pela participação social, ganham descontos em impostos e são vistos como uma empresa responsável mas p. eles é bem favorável fazer isso pq nunca vai aparecer alguém que coma só o lanche, sem nenhum acompanhamento ou sem beber nada.
jogada de marketing.?
é, especialidade deles, né.?
é nessa hora que eles colocam em prática todo o imperialismo americano e se mostram superiores à nós, que vamos todos feliz, juntamos a família e comemos, engordamos com o bom e velho espiríto e a vontade de ajudar pessoas quando na verdade, eles usam esse termo - "ajudar pessoas" - com o significado de se auto-ajudar.
isso, sem lembrar que, todos os dias do ano, ao lado do caixa fica um cofrezinho em que os atendentes pedem que deixemos moedas e isso é até que muito inteligente da parte deles, pq na maioria das compras, o troco é de vinte ou setenta e cinco centavos.
eu sou muito desconfiada mesmo e continuo achando que ao fim do expediente eles abrem o tal cofre e dividem ali mesmo o dinheiro que arrecadaram durante o dia.
sei lá, talvez seja paranóia minha e talvez eu deva acreditar mais na bondade que existe no coração das pessoas, então vou dar o braço a torcer e ir lá mais tarde, comemorar o mc dia feliz.

p. vocês então, fica a dica.
e feliz mc dia feliz, né.?

Nenhum comentário: