segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

homens não choram.

eu tenho alguns probleminhas de saúde que não se manifestam e p. evitar que isso aconteça, vivo fazendo exames de rotina. semana passada foi uma das temporadas que eu vou à clinica quase todos os dias e passo quase todas as horas de quase todos os dias lá.
sempre conheço pessoas novas, converso um pouco até que eu - ou elas - entre p. fazer o que tem que ser feito. dessa vez, era cedo e eu não tinha vontade de conversar com ninguém.
eu tava ali e só.
as crianças costumam ter medo de hospital, não que haja algum motivo aparente mas é que elas costumam ter medo de tudo. tinha um menininho lá, uns três anos no máximo, falando com a língua meio enrolada ainda por não ser hábito. não sei o que ele tem ou pq tinha que fazer aqueles exames, só sei que ele não chorou. nem antes, nem durante e nem depois.
o enfermeiro responsável pelo exame ficou surpreso e disse que era estranho ele não tem chorado, não é comum das crianças ter o comportamento que ele teve, a mãe dele sorriu e apenas pronunciu homens.
ele completou. não choram.
fiquei boqueaberta, óbvio.
meninos - ainda mais meninos.! - são sempre tão imaturos e ele, com essa pouca idade, já sabe de tanta coisa. não que os homens não devam chorar, mas foi assim que os pais dele o ensinaram, assim que ele aprendeu.
não só homens, quanto as mulheres, cachorros, gatos e passarinhos tem todo o direito do mundo de chorar quando der vontade, quando der saudade, quando sentir dor e sentir ausência e sentir o olho já pesando por não aguentar mais guardá-las, segurá-las e mandar elas irem embora, dar uma volta pela face e acabar morrendo nas nossas próprias mãos, ou das de quem nos conforta.
quando eu contei isso p. vó de um amigo meu, ela disse que o marido dela era bem machista, daqueles que impõe as coisas mesmo e ele falava, não com tom de brincadeira como os pais desse menininho, mas sério mesmo que homens não choram e certa vez, logo nos primeiros dias que o filho dela foi à escola a professora perdeu o controle da sala e deu aquela bronca. logo, todas as crianças começaram a chorar, assustadas. menos ele, - o filho dela - que começou a rir.
a professora, mais brava ainda por achar que ele estava rindo dela, lhe disse poucas e boas. ele chegou em casa e não disse nada. no dia seguinte, todas as mães dos amiguinhos dele comentando á respeito e a mãe dele conversou com ele e ele disse que era verdade. ela foi lá conversar com a professora, explicou o que aconteceu e disse que seu marido era muito autoritário e não deixava que seu filho chorasse e foi por isso que ele riu. só riu. p. não chorar.

Nenhum comentário: